Histórico

  • Casa da Charlote

    Histórico

    A casa da Charlote corresponde a uma Casa-Museu, inaugurada em 3 de novembro de 2021, em comemoração aos 164 anos da Colônia Santo Ângelo de Imigração Alemã. O local possui uma arquitetura ao estilo enxaimel, característico da terra natal dos imigrantes, a Pomerânia, construções essas comuns também na Colônia Santo Ângelo.  

    A denominação Charlote é em homenagem a personagem central do livro "Charlote - sonhos, tristezas e uma história de amor em dois continentes", de autoria de Mildo Léo Fenner. Em uma história de bravura, luta, angústias e paixões, traz ao visitante uma visão clara e elaborada de como esses desbravadores, abandonando tudo que tinham, chegaram ao Brasil, com muita dificuldade, e aqui ergueram cidades, pontes, fizeram estradas, lutaram em guerras e aqui se estabeleceram, instaurando e aprimorando seus costumes, ao mesmo tempo em que se fundia com outras culturas regionais.

    Charlote representa a importância da figura feminina, com referência às mulheres que lutaram e também lutam contra as dificuldades da vida e suas incertezas, interligada à mulher Charlote Lehr Fenner, que realmente existiu .

  •              

    O Instituto Cultural Brasileiro Alemão (ICBAA)  foi criado em 5 de maio de 1982, pelo pastor Rudolf Brauer, imigrante alemão. Sua inauguração foi no dia 25 de julho de 1989 e teve como padrinhos: Ignes Fiszuk Schiefelbein e Lauro Reinoldo Reetz. Iniciou-se, então uma grande procura por peças antigas muitas esquecidas em galpões ou até mesmo nos jardins, nas roças e na margem do rio Jacui. À príncipio as peças eram todas guardadas na casa pastoral até que um dia, não havendo mais espaço, foram transpostas para o ICBAA. É uma associação civil sem fins lucrativos, iniciou sob a liderança do Pastor Richard Rudolf Brauer e Olivo Schirmer. A sede foi ampliada em 2005 e revitalizada em 2014.

     O ICBAA sedia o Museu Histórico Pastor Rudolf Brauer (Historischen Museum "Pfarrer Rudolf Brauer"), mantido pela entidade, possui uma biblioteca alemã (Deutsche bibliothek) com mais de 2.300 livros e o Auditório João Gerdau (Hörsaal João Gerdau) para 120 pessoas.

Como chegar na associação